Sicoob avança com o Open Finance e anuncia novas funcionalidades para seus cooperados

O Sicoob é a primeira instituição financeira cooperativa a disponibilizar a associação digital inteligente e iniciação de pagamento por meio do Pix 



Presente no Open Finance desde as discussões iniciais, o Sicoob disponibilizou o agregador de contas aos seus cooperados em maio de 2022 e agora começa a lançar suas ferramentas inovadoras alinhadas ao disruptivo movimento que está acelerando o Sistema Financeiro Nacional.  

Uma das principais novidades que deve surgir nos próximos meses é a Adesão Inteligente Sicoob (AIS), movimento conhecido no mercado como smart onboarding. A ferramenta, ainda como projeto piloto, trará benefícios na associação digital de novos cooperados. O Sicoob é a primeira instituição financeira a ofertar esse tipo de serviço.  

Funciona assim: o usuário que tiver interesse em se associar e abrir uma conta no Sicoob poderá fazê-lo a partir do compartilhamento de dados de outras instituições financeiras. No App Sicoob, ele inicia o processo e informa seu CPF. Na sequência, o app questiona se ele deseja abrir a sua conta via Open Finance ou preenchendo as informações de forma manual. Caso a utilização da nova ferramenta seja escolhida, será necessário um consentimento. Após a autorização, os dados do usuário serão recuperados automaticamente, permitindo uma adesão rápida, simplificada e segura.

"Estamos com uma expectativa muito alta sobre o Open Finance, porque poderemos mostrar os diferenciais competitivos do cooperativismo financeiro de forma ágil e na palma da mão dos brasileiros. O Open Finance é uma alavanca para o crescimento das cooperativas financeiras e a AIS será uma grande inovação", explica o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior.

Reforçando ainda mais seu perfil inovador, o Sicoob foi pioneiro no sistema cooperativista em se habilitar como Iniciador de Transações de Pagamento (ITP) e, no próprio mercado financeiro, está dentre as dez primeiras instituições a se habilitar dentro de uma gama de mais de 800. Na prática, um ITP é responsável por iniciar o comando de um pagamento em outra instituição financeira, objetivando uma melhoria na experiência dos usuários nas movimentações financeiras entre diferentes instituições, gerando maior fluidez no processo de pagamento, tudo iniciado pelo App Sicoob.  

"Já estamos testando o depósito via Pix. Por meio da nova funcionalidade, os cooperados poderão fazer o Pix para o Sicoob, de suas contas mantidas em outra instituição, de forma simples e segura por meio do App Sicoob", comenta Márcio Alexandre, superintendente de Governança de TI e Segurança Cibernética do Sicoob.

Outra entrega relevante feita pelo Sicoob é o Agregador de Contas, ferramenta que possibilita o acesso às informações bancárias de outras instituições dentro do próprio app do Sicoob, proporcionando aos usuários uma visualização simples de tudo o que receberam/gastaram e garantindo, também, um maior controle das suas finanças.

A instituição financeira cooperativa, que conta com mais de 6,5 milhões de cooperados, também programou para os próximos meses a liberação de novas funções do Agregador Financeiro, que permitirão integrar informações de cartões e operações de crédito.

Márcio Alexandre lembra que o Open Finance, apesar de ter uma raiz bastante digital, já vem sendo explorado pelas cooperativas, que têm como característica uma aproximação física no relacionamento com seus cooperados. "É uma ferramenta que, em conjunto com o olho no olho, vai fazer o cooperativismo financeiro aumentar muito a sua atuação".

Mesmo não sendo obrigatória a sua participação no Open Finance, o Sicoob adentrou por acreditar que essa é mais uma ferramenta de democratização e crescimento do acesso a uma economia livre, dinâmica e mais digital no Brasil.  

Para Vilaça, a partir do momento em que o Sicoob aderiu ao movimento, passou a ter a oportunidade de acessar os dados de mais de 100 milhões de pessoas, número de consumidores vinculados ao mercado financeiro. "A decisão agora é do consumidor desses serviços, que escolhe com quem quer compartilhar suas informações. Abriu-se uma janela muito grande para entendermos melhor o contexto e comportamento das pessoas e, obviamente, mostrar a elas que fazer negócio com o Sicoob é muito mais vantajoso que com outras instituições financeiras", destaca.

Quem é síndico de condomínio sabe que de moleza a profissão não tem nada. Por muitas vezes, os síndicos acabam ficando totalmente atarefados com atividades para serem feitas e não dão conta de gerir tudo de uma forma organizada e rápida. Pensando nisso, a agência Sicoob DFMil, localizada no centro de Taguatinga, região administrativa do DF, tem serviços especializados para síndicos e condomínios.

Desde o atendimento até o aplicativo do banco, tudo é facilitado de uma forma que o processo aconteça organizadamente.

A agência é conhecida como a "casa do sindico" com o suporte devido. Atualmente a DFMil atende condomínios no DF e no Entorno de Brasília.

O gerente da agência, Bernardo, explicou que tudo é feito para ajudar o sindico. "Nossa agência tem esse objetivo: ajudar os síndicos e condomínios. Os síndicos costumam vim na agencia muito pouco, pois nosso aplicativo é muito completo. Porém quando algum imprevisto acontece temos nosso canal telefônico, ou email, WhatsApp e as visitas agendadas", destaca.

Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

O Sicoob, maior instituição do segmento de cooperativa, abriu em 2020, mesmo com a pandemia da covid, 197 agências, representando um crescimento de 6% em sua base, que alcançou 3,48 mil postos. Hoje, a cooperativa só fica atrás do Banco do Brasil em número de agências.

A agência Sicoob DFMil fica localizada no seguinte endereço: C1 Lote 09/10, Loja 04 - Taguatinga Centro, Brasília - DF. O telefone para contato é o (61) 3223-0953.

Você já conhece todos os produtos Sicoob DFMil para o seu condomínio?

Foi pensada exatamente para facilitar seu trabalho e gerar resultados ainda melhores!!

Entre em contato com nosso atendimento:
(61) 99650-7013 | (61) 9 9852-5725 | condominio@sicoobdfmil.coop.br

Sobre o Sicoob 
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 390 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 3 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Sobre o Sicoob DFMil
A cooperativa Sicoob DFMil foi criada em Brasília-DF e se aproxima dos 14 anos de história. Hoje a instituição atua em todo o Distrito Federal. São mais de 7 mil associados atendidos em 29 cidades e R$900 milhões em ativos administrados. Sempre atenta aos compromissos com a sociedade, a cooperativa, ao lado de seus colaboradores e cooperados, promoveu doação de mais de R$60 mil em ações sociais no último ano.

O Sicoob DFMil está localizado na C1 Lote 09/10 Loja 04 - Taguatinga Centro - Brasília/DF (ao lado da agência dos Correios).

Telefones fixos: 61) 3223-0953 | (61) 3344-8707

Telefones celulares: (61) 9 9650-7013 | 61 9 9852-5725

E-mail: condominio@sicoobdfmil.coop.br

E-mail: dfmil@sicoobdfmil.coop.br

Site: www.sicoobdfmil.coop.br

Com informações do Estadão Conteúdo.

Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB


Bio Caldo - Quit Alimentos