Dia Mundial do Rim: hábitos saudáveis para rins saudáveis

 

Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as toxinas do corpo, ajudam também na produção de alguns hormônios e participam do controle da pressão arterial. A doença renal crônica é justamente a perda dessas funções. É progressiva e irreversível.

A prevenção é a melhor maneira de evitar a doença renal crônica, e esse o lema do Dia Mundial do Rim, que será comemorado no próximo dia 14 de março. O objetivo é estimular que as pessoas tenham hábitos de vida que possam evitar o diabetes e a hipertensão. As duas principais doenças que podem afetar os rins.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada 10 brasileiros, 1 tem a doença, porém, a maioria não sabe, pois quando os sintomas aparecem, geralmente a doença já está em estágio avançado. Os tratamentos indicados podem ser a diálise e o transplante renal.

O transplante renal é uma opção de tratamento para substituir a função renal. Recomenda-se o acompanhamento com um nefrologista, planejando o tratamento quando a função renal atingir cerca de 10%. Se possível, o transplante, especialmente se houver um doador vivo, é preferível à diálise. O procedimento é mais eficaz quando realizado antes da necessidade de hemodiálise, chamado de transplante renal preemptivo, e é indicado para pessoas em boas condições de saúde.

Se o paciente não tem um doador vivo, ele pode ser inscrito na Lista Única de Doador Falecido, precisa ser acompanhado regularmente e tem que fazer uma boa diálise. Para doador vivo, é necessário que sejam pessoas acima de 35 anos, em perfeitas condições de saúde para garantir uma sobrevida com apenas um rim.

A importância do acompanhamento nefrológico e a ênfase na prevenção são reforçadas pela equipe médica e multiprofissionais do Hospital do Rim. A realização de exames de rotina, mesmo na ausência de sintomas, é vital para o diagnóstico precoce. Adotar hábitos saudáveis, como manter-se hidratado, consumir alimentos com pouco sal e praticar exercícios físicos, é fundamental para a saúde renal. 


Um estilo de vida saudável é a chave para rins saudáveis.

Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB


Bio Caldo - Quit Alimentos