AMABRASÍLIA apresenta finalistas do concurso de artes visuais Brasília, Capital da Felicidade

 Lançado em janeiro deste ano, o edital contou com a participação de dezenas de artistas brasilienses; as dez obras selecionadas pela comissão curadora passam agora pelo crivo da comissão julgadora; o concurso faz parte da campanha Brasília, Capital da Felicidade

                                          

A AMABRASÍLIA (Aliança das Mulheres que Amam Brasília) começou o ano movimentando a cidade com o lançamento do Concurso Público de Arte Visual, com o tema "Brasília Capital da Felicidade". Na próxima semana será a vez dos jurados escolherem os vencedores do certame, que receberão um prêmio no valor de R$ 10 mil. A premiação, que contará com a presença dos participantes,  jurados, autoridades, artistas plásticos, imprensa e demais convidados, será entregue durante evento festivo, seguido de coquetel, no dia 20 de março, no auditório do Correio Braziliense. A data, não por acaso, foi definida pela ONU como Dia Internacional da Felicidade. 


O concurso tem como objetivo estimular a criação de uma arte visual digital e ilustrativa da Campanha: BRASÍLIA CAPITAL DA FELICIDADE. Para concorrer, os participantes apresentaram uma obra virtual, em cores, contendo uma imagem conhecida de Brasília, ou seja, um símbolo da cidade, além de conter a expressão "Brasília Capital da Felicidade". "A ideia é a de que as criações artísticas inscritas no Concurso sejam reconhecidas como de Brasília em qualquer lugar do mundo”, afirmou a presidente da Associação que reúne centenas de embaixatrizes de Brasília, a educadora pioneira Cosete Ramos.


Brasília, Capital da Felicidade - A proposta está ligada a fazer de Brasília a Capital da Felicidade, levando em consideração os critérios definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu alguns parâmetros para medir o Índice de Felicidade (FIB) dos Países. A título de exemplo, o Butão, na Ásia, e a Dinamarca, na Europa, já receberam o título de Países da Felicidade por proporcionarem às suas populações as condições de vida definidas no Índice da Felicidade, que considera variados critérios econômicos, sociais, educacionais dentre outros. 


A ONU desenvolveu o Índice da Felicidade Interna Bruta (FIB) e há mais de 10 anos vem avaliando os diversos Países do Mundo, usando critérios ligados à Felicidade Humana. inclusive, uma possível viagem ao Butão, país onde nasceram as ideias da felicidade como política pública e índice para medir a riqueza das nações, está sendo cogitada pelo grupo. “Queremos que toda a população brasiliense, mulheres e homens apaixonados pela nossa Capital participem e apoiem o Movimento Brasília Capital da Felicidade que apenas iniciou conosco, mas é de todos os moradores do DF”, conclama Cosete Ramos.


Como parte do Movimento Brasília Capital da Felicidade, a proposta da AMABRASÍLIA inclui a realização do 1º Congresso Internacional em Brasília: Ciência da Felicidade, previsto para maio deste ano, cuja ideia foi aprovada e conta com recursos liberados pelo  Ministério da Cultura. A felicidade e a qualidade de vida da população, além de políticas públicas para criar um ambiente cada vez mais acolhedor e focado no bem estar, vão ficar no centro do debate. Durante o evento, está prevista a presença da famosa cientista norte-americana, Bárbara Fredrickson, considerada “um gênio da psicologia positiva”.


Entre as ações previstas pela campanha está sendo estudada, ainda,  uma iniciativa proposta pela Profa. Doutora Cosete Ramos, visando a realização de um Programa de Educação para a Felicidade e o Projeto Estudantes da Felicidade, que deverá ser desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do DF. "O Congresso representa uma vitória e o fortalecimento do Movimento Brasília Capital da Felicidade, iniciado em 2022”, afirma Eliane Freitas, Diretora Geral da AmaBrasília.


Política pública - O objetivo é que o conceito e as ações voltadas para qualidade de vida e felicidade sejam adotadas como política pública, com atenção especial da área econômica. Ou seja, que as ações do poder público sejam voltadas para aumentar a felicidade e satisfação da população em viver na nação, consequentemente, melhorando os índices de qualidade de vida da população que for beneficiada por esses projetos. O movimento defende que parâmetros para definir e elevar a felicidade da população sejam adotados pelo poder público.

 

A presidente da Ama Brasília, Cosete Ramos, que estava presente no dia da inauguração de Brasília em 21 de abril de 1960, destaca que, com a realização do 1º Congresso Internacional da Ciência da Felicidade, o Brasil entra no debate que está movimentando a Comunidade Internacional. Representando o Brasil no Congresso de Mulheres (CSW), na ONU, em Nova Iorque, em março de 2023, a Professora Doutora Cosete ressalta ainda que o mundo inteiro discute a felicidade como uma política pública e como um índice para medir a riqueza das nações. 


“Brasília, como capital do Brasil, precisa estar presente nesse movimento mundial. E é por meio do 1° Congresso Internacional, e virão outros, que nós vamos nos aproximar das grandes instituições e países que estão realizando algo de extraordinário em suas nações", finaliza Cosete.


Sobre a AMABRASÍLIA - Idealizada pela Dra. Cosete Ramos, a Aliança das Mulheres que Amam Brasília foi criada em Agosto de 2017 como uma rede feminina da sociedade civil da Capital Federal, que tem como missão cuidar de Brasília tendo como foco de atuação: Natureza, Pessoas e Cultura. Atualmente, é composta de aproximadamente 220 mulheres associadas e mais 180 agregadas, dos mais diversos ramos: empresárias, servidoras públicas, profissionais liberais, aposentadas e outros. Nos últimos seis anos, promoveu centenas de eventos ligados aos três pilares, movimentando a sociedade com eventos sociais, ações beneficentes, ações de empreendedorismo, palestras, lançamento de livros e outros. 


Serviço

AMABRASÍLIA

Facebook:  www.facebook.com/amabrasilia

Instagram: https://www.instagram.com/amabrasiliaoficial/


Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB


Bio Caldo - Quit Alimentos