Gestão do consumo de água: a medição individualizada traz benefícios aos condomínios do DF

A demanda de água no Brasil é crescente, segundo o relatório de conjuntura da ANA (Agência Nacional de Águas) estima um aumento de 42% das retiradas de água até 2040 dos mananciais. Dados como este reforçam a necessidade de promover e implementar ações que visem a redução deste aumento, é uma das alternativas para incentivar um consumo mais consciente e, ao mesmo tempo, trazer benefícios econômicos aos condomínios é: a implementação da Gestão de Consumo individualizada da água



Em entrevista com a empresa Acqua Sof Medições, está nos apresentou dados reais de um dos seus clientes com mais de 450 unidades na região do Jardim Botânico para demonstrar que, a medição individualizada da água é com certeza uma medida que corrobora para que o Brasil não chegue nos 42%  de aumento de retirada de água dos nossos mananciais e, assim, evitando crises hídricas.

Um dos condomínios em que a Acqua Sof Medições faz o gerenciamento do consumo de água na região do Jardim Botânico, em 12.2021 quando entraram no condomínio a média mensal do consumo geral era de 5356m³, dois anos depois a média passou para 4941m³. Isso significa uma redução de mais de 400m³/mês ou 400.000 litros de água por mês economizados, no ano são mais de 4.800.000 de litros. 

E de onde saiu toda essa economia? Segundo a empresa foram substituídos hidrômetros defeituosos, correção de vazamentos e a conscientização dos moradores, uma vez que estes sabendo do seu consumo individualizado tendem a economizar água. 

A empresa ainda fez um alerta que antes dos condomínios contratarem uma solução para gerir o consumo de água: "que os síndicos devem verificar se o sistema de gestão da empresa faz análise mensalmente do residual/desperdício de água e no dia da leitura dos hidrômetros das unidades se o sistema envia um alerta de consumo aos moradores.

Postar um comentário

ABRASSP - Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB


Bio Caldo - Quit Alimentos